[ editar artigo]

A importância do fundo de clareamento

A importância do fundo de clareamento

Qual a importância do fundo de clareamento? Você sabe dizer?

Um dos pontos mais importantes na colorimetria capilar é o fundo de clareamento.

É por meio dele que identificamos qual altura de tom estamos e até onde podemos chegar, afinal de contas, é ele que determina a cor a ser aplicada.

Somente após a identificação do fundo de clareamento que podemos adicionar às nossas misturas cores que faltam. Isso vale para neutralizar um reflexo indesejado, escurecer, clarear ou ainda direcionar um reflexo por meio da tonalização. 

Se realmente compreendermos esse alicerce da colorimetria, conseguiremos satisfazer o desejo de nossas clientes.

Sei que muita gente tem domínio de várias técnicas e considera que já tem todo o conhecimento para colorimetria avançada. Mas será que aprenderam a entender a lógica da matemática das cores?

Sabemos que no cabelo já existe cor (a cor natural dos cabelos) e que essas cores são classificadas por uma nomenclatura que vai do 1 (preto) ao 10 (loiro claríssimo).

Ao descolorir os fios capilares, encontramos resíduo da cor natural. Este resíduo de cor é denominado fundo de clareamento.

E quais são as cores, segundo a tabela de fundo de clareamento na colorimetria?

1 Fundo vermelho escuro

2 Fundo vermelho escuro

3 Fundo vermelho escuro

4 Vermelho vermelho escuro

5 Vermelho

6 Vermelho Laranja

7 Laranja

8 Amarelo-laranja

9 Amarelo

10 Amarelo muito claro

Aqui temos também a Estrela de Oswald, que Alejandro Valente personalizou para ajudar a compreender a mistura de cores.

Ao descolorir o cabelo, independente dele apresentar cor natural ou cosmética, o tom que se revela é o fundo de clareamento, sabia?

Para identificá-lo temos que interpretar suas nuances que representam cada cor natural.

Quando realizamos a descoloração capilar, em muitas situações, não vemos o cabelo clareando para a cor natural e sim para as cores que os representam...

Darei exemplos:

- O preto não clareia para o castanho claro, mas sim para o vermelho, que é o resíduo de cor que representa o castanho claro.

- Quando clareamos um cabelo que está altura de 5 (castanho claro) é perceptível a essência do vermelho, então a primeira cor que aparecerá é o vermelho laranja, ou seja, o resíduo da cor 6 (loiro escuro).

- No 8 a essência é amarelo-laranja, quando tiramos todo laranja aparece facilmente o 9 (amarelo).

São nesses fundos de clareamento que devemos aplicar a cor necessária para neutralizar, tonalizar ou direcionar um reflexo, de acordo com a cor de desejo da cliente.

Que cor devemos aplicar para alcançar a cor desejada pela cliente?

Para elucidar melhor lhe trarei outro exemplo:

- O desejo de determinada cliente é ter seus cabelos com a cor pérola na altura de 9. No fundo de clareamento 9, devemos aplicar 9.89 com OX de 8 volumes.

E por que isso? A grande quantidade de azul no reflexo 8 esfriará o amarelo do fundo de clareamento e o 9 (cendre) que contém azul, verde e violeta direcionará o cabelo para o pérola.*

*Atente à empresa do produto e ao fundo de pigmento, pois a cor pode ficar mais fria ou quente.

Assim, você consegue perceber que o fundo de clareamento, quando somado à cor aplicada, transforma-se em uma terceira cor!

Portanto, devemos sempre aplicar a cor que revelará o tom desejado e não podemos deixar de levar em consideração a altura da cor.

O fundo de clareamento é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para acertar na cor a ser aplicada e satisfazer o desejo da cliente.

Se o cabeleireiro não souber identificá-lo, os resultados serão sempre uma loteria, ou seja, bem difícil de acertar.

Você quer saber mais sobre esse assunto e outros temas de colorimetria capilar? 

Estou à disposição, é só perguntar!

Alejandro Valente
Maria do Socorro​dos Santos
Maria do Socorro​dos Santos Seguir

Cabeleireira, há mais de 25 anos, atuando no mercado de Brasília DF. Estou marketing no Centro Universitário Uniplan DF porém nunca deixou sua profissão de cabeleireira, do que tanto se orgulha. Especializou se em corte, colorimetria químicas como:

Ler matéria completa
Indicados para você