[ editar artigo]

Cabeleireiro, você usa balança?

Cabeleireiro, você usa balança?

Você que é profissional do cabelo, faz o uso da balança? Eu lhe pergunto isso porque percebo certas coisas que acontecem no dia a dia do salão de beleza que fogem dos princípios da colorimetria capilar...

Algumas pessoas acabam criando manias e vícios que podem prejudicar - muito! - o resultado a ser entregue para a cliente.

Secador, escova, pente, prendedor, chapinha, cumbuca, pincel, toalha... 

Você cabeleireiro conhece muito bem todos esses materiais de trabalho, e todos os dias eles estão em suas mãos para lhe ajudar a fazer os procedimentos no seu salão, não é mesmo?

Mas existe mais um equipamento que não pode faltar em meio a tantos outros equipamentos de trabalho... Qual é? 

É a balança!

Isso mesmo, a balança.

Balança de cabeleireiro, balança de salão, balança de beleza... Esses são alguns dos nomes mais usados pelos cabeleireiros e cabeleireiras para denominar uma das ferramentas fundamentais da colorimetria.

Calcular a coloração é fundamental para gerar o resultado para a cliente. Pela balança de cabeleireiro, você tem como entender os pesos e medidas para suas alquimias e construir estes resultados baseados na matemática da cor.

Mesmo que você domine conhecimentos básicos da colorimetria capilar como a Estrela de Oswald, precisa entender como a balança de salão deve ser sua ferramenta habitual. 

Sua presença é fundamental durante o atendimento a clientes e na concretização de seus objetivos, sem ela, dificilmente conseguirá realizar os procedimentos para alcançar o tom desejado.

Hoje a balança é fundamental no dia a dia de trabalho, é ela quem vai nos ajudar a ter exatidão em todos os preparos de produtos.

Seja para aplicar um produto diretamente no cabelo de nossas clientes, durante o preparo de coloração com o oxidante, na manipulação das colorações para ter a quantidade exata de cada cor, na simples mistura do pó descolorante com  oxidante, ou em qualquer outro dos muitos procedimentos que exigem medidas e cálculos, a balança é elementar na vida dos colorimetristas. 

A utilização da balança nos livra de erros, pois com ela estamos respeitando as medidas que o fabricante do produto determina.

Sabia que cada empresa tem suas medidas e proporções para que o produto tenha sua ação e tenha o resultado esperado?

Pois é, o trabalho precisa ser preciso, então não podemos simplesmente preparar um produto usando qualquer medida ou peso.

Não é apenas olhando se o produto precisa estar mais liquido ou mais consistente, que você realizará um bom trabalho. Aliás, isso não seria considerado nem um procedimento profissional!! 

Quando o cabeleireiro entende a importância da balança  no hora do preparo do produto, tudo fica mais fácil e profissional.

Por quê?

Porque com o uso da balança o cabeleireiro está respeitando os pesos e medidas que o fabricante do produto determina, com isso, o produto estará sendo diluído ou preparado nas proporções corretas, resultando no que se espera.

 Acredite, cabeleireiro, a balança pode sim interferir no resultado final do seu trabalho!

Suas clientes podem sair muito satisfeitas do seu salão, assim como podem sair com o cabelo manchado, verde, azul, ou com os brancos à mostra. Isso normalmente ocorre por não haver respeito às medidas e proporções.

Eu, assim como você, desejo que a cada cliente atendida saia satisfeita, feliz e com a certeza de que foi atendida por um profissional que tem conhecimento, e oferece o melhor serviço para cuidar do seu cabelo.

Quando você é cabeleireiro profissional e não faz o uso da balança, você está sujeito a correr alguns riscos como:

- Errar na quantidade de produto a ser utilizado;

- Preparar uma coloração com a quantidade errada de oxidante;

- Errar o momento de misturar mais de uma cor para aplicação;

- Errar na diluição do pó descolorante com o oxidante.

Todos esses erros vão interferir, com toda a certeza, no resultado final. Quer exemplos dos possíveis resultados desse descaso?

- não fixação da cor;

- o tom fica desbotado e apagado;

- cor acaba sem brilho;

- coloração tende a ficar manchada;

- ardência no couro cabeludo;

 Já o uso correto da  balança nos traz muitos benefícios  e alguns deles são : 

Não teremos desperdício de produtos, porque em tudo que é preparado com a utilização da balança, nós temos total controle, evitando perda de dinheiro!!!

- Cor com brilho e duradoura

- E o melhor: clientes satisfeitas

Então, a minha dica pra você profissional é: não abra mão de ter uma balança em seu salão!!!

Mas como escolher a balança correta para trabalhar no salão?


Hoje, no mercado, existem várias marcas e modelos de balanças que suportam diferentes pesos. Você adquire aquela que mais se adequa às suas necessidades e ao seu orçamento.

Caso você deseje trabalhar com uma balança que tenha maior precisão, por exemplo, lhe aconselho a optar por aquelas que pesam a partir de 0,1 grama.

Lembre-se que importante é entendermos que a balança é uma ferramenta de trabalho que não pode faltar no salão de beleza!

Eu desejo que você cabeleireiro(a), se torne cada dia mais profissional em seus trabalhos (sejam eles com produtos, equipamentos ou vocabulário) e que domine a colorimentria capilar... Porque é dessa forma  que  você vai conquistar cada vez mais clientes e espaço no mercado da beleza, tornando-se uma referência na profissão que escolheu.

Eu sou colorimetrista e o meu desejo é que você também seja e sinta seguro(a) ao usar diversos produtos e ferramentas no seu salão.

E então agora quero saber, você usa balança? Comente!

Alejandro Valente
Lucas Marconato
Lucas Marconato Seguir

Sou Lucas Marconato, cabeleireiro e colorimetrista instagram : lucasmarconatocolorimetrista

Ler matéria completa
Indicados para você