[ editar artigo]

Explosão das cores (Colorimetria Capilar)

Explosão das cores (Colorimetria Capilar)

A cor, do latim color.

A cor depende da intensidade do fluxo luminoso.

A cor é refletida nos corpos diante dos nossos olhos. Quando não há luz não distinguimos as cores. Elas podem ser claras ou escuras,de acordo com a incidência da luz nos corpos, que é variável.

Pela cor e pela pintura expressamos nossos sentimentos. Para reproduzir as cores, usam-se pigmentos naturais ou químicos.

 As primárias 

São cores puras, pois não podem ser obtidas a partir de outras: vermelho, amarelo e azul.

Cores secundárias 

São cores obtidas pela a mistura de duas cores primárias: vermelho +amarelo =laranja, vermelho +azul=violeta, amarelo +azul=verde.

Cores neutras

São o branco, o cinza e o preto, sendo o branco a soma de todas as cores e o preto a ausência de cor.  

Cores Complementares 

São a mistura obtida de uma cor primária com uma secundária. A cada cor (primária ou secundaria ) se opõe outra cor chamada complementar ou antagônica. Exemplos:

Vermelho (primária) x verde (secundária)

Amarelo (primária) x violeta (secundária)

Azul (primária) x laranja (secundária)

A cor primária é complementar de uma cor secundária, quando esta não entra na sua composição. Por exemplo: o vermelho é complementar do verde, porque não entra na sua composição (verde+amarelo =azul). Unindo duas cores complementares ou antagônicas ( como laranja e azul), obtém-se o máximo de contraste,  porque os opostos se exaltam.

Círculo cromático 

O círculo cromático divide-se em cores quentes e frias. As cores quentes são estimulantes, fortes. Elas são compreendidas entre o vermelho, o laranja e o amarelo. Já as cores frias são suaves, calmas, como o verde, o azul e o verde-azulado.

Considerado-se que o centro do círculo é branco e o seu contorno é preto, podemos conseguir uma escala cromática combinado esses tipos de cores.

A escala cromática são graduações que vão desde a cor inicial até o tom mais claro ou escuro da cor. Para combinarmos as cores, usamos a harmonia. Veja a seguir quis são os principais modos de combinar as cores.

Monocromático 

É a harmonia obtida apenas com uma cor, podendo usar diferentes tons dela (claros ou escuros). É também chamada tom sobre tom, ou seja diferentes matrizes de uma mesma cor.

Isocromia 

Ocorre com a harmonia de cores vizinhas que interferem umas  nas   outras. Se você empregar a cor verde, deverá usar todas as suas nuanças ou matrizes; se usar o vermelho como cor predominante,  deverá usar seus diferentes matrizes (laranja, amarelo).

Contraste 

As cores se complementam porque são extensão uma da outra. Em cartazes e anúncios, normalmente usam cores que dão contraste,  por exemplo: o vermelho e o verde, o preto e o amarelo, o branco e o vermelho. 

Damos o nome de neutralização ao misturar cores que se contrastam:

 

Policromia 

É o emprego de muitas cores num mesmo trabalho, formando um todo agradável e harmônico.

As cores na Colorimetria Capilar

A Colorimetria é uma ciência conhecida em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matiz, intensidade e saturação. Para aplicá-la, é necessário o conhecimento aprofundado dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação às outras. Quando utilizada para a aplicação nos cabelos, essa ciência é conhecida como Colorimetria Capilar e serve de base para que o profissional cabeleireiro atinja a coloração adequada nas madeixas dos seus clientes.

A Colorimetria Capilar é utilizada em diversos salões para a identificar as cores naturais, para combinar adequadamente tons e contrastes e também para fazer processos de neutralização. No círculo cromático, toda cor possui outra oposta a ela, o que faz com que ambas se anulem. Essa estratégia é muito útil para os cabeleireiros, pois permite modificar o tom dos fios somente com a combinação de cores. Essa combinação costuma ser feita com a cor já presente nos fios e um tonalizante, ou até mesmo com duas cores das tintas misturadas sobre os fios descoloridos. Com tantas possibilidades diferentes, conhecer a composição da Colorimetria pode ser determinante para profissionais que querem manter um trabalho bem feito.

Leiam esse artigo do Alejandro Valente:

https://equipevalente.com.br/blog/o-que-e-a-estrela-de-oswld-ou-circulo-cromatico-colorimetria-capilar

 

Eliana Alves

Alejandro Valente
Ler matéria completa
Indicados para você