[ editar artigo]

Como acontece a descoloração natural do cabelo?

Como acontece a descoloração natural do cabelo?

O cabelo vai descolorindo aos poucos, podendo ser: GERAL, PARCIAL OU SEGMENTARIA.

A GERAL é a descoloração congênita de todo sistema piloso. Existe no albinismo  universal, onde falta pigmento capilar e cutâneo. 

A PARCIAL: é uma mecha de pelo branco frontal. Aparece em algumas pessoas e familiares.

A SEGMENTARIA: apresenta raríssima alteração do cabelo, formando sucessivos  anéis claros e escuros, sendo perceptível à luz refletida e somente cromática. Geralmente é congênita (nasce com o indivíduo) e familiar. Afetam ambos os sexos por igual.

Qual é a origem adquirida?

São denominados por canície.

Compreende a descoloração completa do cabelo (branco) e descoloração  incompleta (grisalho).

É dividida em três tipos: FISIOLÓGICA, PREMATURA E SINTOMÁTICA.

FISIOLÓGICA é o processo natural do envelhecimento.

PREMATURA é quando a canície aparece antes da idade cronológica (ligada à fator  genético).

SINTOMÁTICA aparece como consequência de uma alteração interna, em doenças como vitiligo, neuropatia, avitaminoses, alterações endócrinas, uso de agentes peróxidos.

Como se dá a canície fisiológica (processo  do envelhecimento do cabelo)?

É o processo de descoloração do pelo, difusa e progressiva, que começa na maioria das pessoas com o passar da idade adulta, inicia por volta dos 35 anos, podendo iniciar antes, prematura ou tardia como os indivíduos de raça negra.

A transformação de pelo colorido em fios brancos é progressiva e rápida.

Em ruivos, a cor se perde mais lentamente, adquirindo uma tonalidade amarela antes de chegar ao branco puro.

 Como se desenvolve a canície?

É paralela à idade e aumenta com ela, demora muitos anos para se tornar completa, passa por diversas tonalidades antes do branco final.

As primeiras mechas aparecem geralmente na região temporal. A evolução  geralmente é gradual. Não havendo pigmento e sendo a queratina translúcida, pode-se explicar a coloração branca.

O pigmento escuro desaparece por base bioquímica por uma deficiência enzimática. 

Vamos entender como alegam alguns especialistas? 

Alguns especialistas alegam que microscopicamente a análise do fio do cabelo branco mostra diminuição no conteúdo de grânulos de melanina. Nota - se também nesses cabelos um aumento dos espaçamentos inter estruturais, considerados como bolha de ar na formação da matriz  pilosa devido ao envelhecimento. Outros afirmam que nos cabelos brancos exista total ausência de melanócitos.

Além disso, existem outras hipóteses que possivelmente expliquem este fenômeno:

1) Presume-se que ocorra uma falha na melanogênese.

2) Admite- se a existência de uma substância desconhecida, que funciona como inibidor do processo de produção de melanina, sendo esta a explicação mais aceita.

3) Supõe- se que fatores externos ao próprio cabelo, venham alterar a coloração  capilar e entre eles sugerem - se: a desnutrição, algumas doenças, gestação, medicamentos, fatores emocionais, etc.

 

Sou cabeleireira FORMADA no curso de Colorimetria Avançada pelo administrador e educador Alejandro Valente e proprietária do próprio espaço de beleza.

 

 

 

Alejandro Valente
Ler matéria completa
Indicados para você