[ editar artigo]

Como identificar uma reação alérgica a química capilar?

Como identificar uma reação alérgica a química capilar?

Em nosso país, nós cabeleireiros não estamos habilitados, nem capacitados a diagnosticar doenças ou conduzir tratamentos, pois nossa área de atuação é cosmética e não médica. Mas devemos reconhecer sintomas e características de patologias que estejam associadas a nossa atuação profissional, como por exemplo as dermatites de contato que são as mais comuns, sendo elas: irritativa ou alérgica.

 

De um modo geral, as alergias a produtos aplicados pelos cabeleireiros são raras, levando em conta que estes produtos são aplicados milhões de vezes por dia. Acreditem, o cosmético que mais causa alergia ao couro cabeludo é a coloração, sim, isso mesmo, a nossa tão utilizada coloração.

A reação alérgica, em raras situações, podem ocorrer logo após o primeiro contato ou após a exposição continuada a uma determinada substância, como as que estão contidas na coloração, por exemplo. E levando em conta sempre a avaliação do couro cabeludo antes de qualquer aplicação química. 

   

   

As reações alérgicas tem a característica de surgirem em outras áreas do corpo, além daquela na qual foi aplicado o produto. 

As reações mais comuns são as por irritação e a alérgica:

-Reação por irritação: é a maioria dos casos e é causada pela superexposição aos produtos químicos. O grau de irritação varia de acordo com o indivíduo, em casos agudos os sintomas são notados imediatamente ou em poucas horas, ficam limitadas a apenas a área de contato. Os sintomas mais comuns são, queimação, sensação de pinicação e coceira.

-Reação por alergia: os agentes causadores mais comuns da alergia de contato são os produtos de uso frequente como shampoos, condicionadores e colorações permanentes e semipermanentes. Embora sua cliente possa não ter apresentado reação alérgica desde o primeiro contato com colorações, não é incomum que ela venha a desenvolver alguma sensibilidade após exposições repetidas. Os sintomas mais comuns são inchaços, pele irritada, rachada ou danificada, e diferente da reação por irritação, os sintomas de uma reação alérgica podem aparecer em outras regiões do corpo, longe do ponto de contato, e esses sinais podem levar até 48 horas para aparecerem.

 

O teste de toque, antes de cada aplicação, é a única maneira de ter certeza, de que a cliente adquiriu sensibilidade ou desencadeou um processo alérgico.

 É  muito importante que seja sempre feito o teste de toque.

 

Adilma Couto - Cabeleireira Colorimetrista, formada pela equipe Valente- Alejandro Valente 

Alejandro Valente
Adilma Couto
Adilma Couto Seguir

Colorimetrista

Ler matéria completa
Indicados para você