[ editar artigo]

Como lavar corretamente o cabelo em dias frios

Como lavar corretamente o cabelo em dias frios

Nos meses mais frios do ano, nosso couro cabeludo fica mais ressecado devido à baixa umidade relativa do ar. Ficamos propensos a lavar o cabelo com água quente durante o banho, pelo conforto que o banho quente oferece. Dessa forma, a água quente em contato com o couro cabeludo já ressecado pela temperatura do ar, provoca alguns problemas. 

Nos cabelos ressecados:

Os cabelos ressecados por natureza produzem menos gordura natural. A água quente associada aos detergentes existentes nos shampoos removem toda a proteção do couro cabeludo causando coceira e descamação. Por consequência, a pessoa para se livrar da caspa, lava o cabelo constantemente, o que gera um círculo vicioso, ou seja, o couro cabeludo resseca e descama ainda mais. 

Nos cabelos mistos:

Por natureza os cabelos mistos apresentam maior oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas. Ao lavar o cabelo com água quente, o calor da água estimula as glândulas sebáceas e aumenta a produção de gordura no couro cabeludo. As pontas tendem a ficar mais ressecadas, pois o shampoo e o calor da água removem a pouca oleosidade existente nos fios.

Nos Cabelos oleosos:

Os cabelos oleosos por natureza apresentam uma produção exagerada de gordura que em forma de caspa úmida ou seborreia que se depositam no couro cabeludo. Ao lavar o cabelo com água quente aumenta-se a produção de gordura, piorando a seborreia e deixando o cabelo com aspecto de pesado.

Como resolver esse problema?

Cabelos ressecados ficam com aspecto mais bonito e com saúde preservada ao serem lavados com água em temperatura ambiente (nem gelada, nem quente).

Cabelos mistos ficam mais saudáveis no tempo frio quando lavados com água fria (não necessariamente gelada). O mesmo  conceito vale para cabelos oleosos.

E o uso do condicionador?

O condicionador deve ser aplicado somente nos fios do cabelo, evitando a aplicação do mesmo no couro cabeludo. A função do condicionador é equilibrar o fechamento das cutículas e dar maleabilidade ao fio.

O contato do condicionador com o couro cabeludo pode contribuir para a produção e acúmulo de gordura, piorando ou iniciando um quadro de seborreia e excesso de oleosidade no couro. Dessa forma, lavar o cabelo antes do banho é uma alternativa viável para evitar doenças do couro cabeludo que são típicas dos dias mais frios.

 

PS.: Uma dica para quem tem cabelos ressecados, descoloridos ou tratados quimicamente, é lavá-los com shampoo hidratante, que limpa e hidrata ao mesmo tempo.

Alejandro Valente
Jo Oliveira
Jo Oliveira Seguir

Colorimetrista

Ler matéria completa
Indicados para você