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Como manter um bom atendimento aos seus clientes?

Como manter um bom atendimento aos seus clientes?

Seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento, seu trabalho? Você sabe que uma cliente insatisfeita com o trabalho ou atendimento poderá se queixar  para alguém?

Estudo do comportamento humano mostra que cliente insatisfeito com o atendimento, ou serviço prestado, não volta até o seu salão para se queixar do serviço ou do atendimento, ele simplesmente muda de fornecedor.

Um cliente SATISFEITO com o seu serviço prestado, geralmente comenta sobre o lugar de trabalho prestado com aproximadamente três pessoas, já o cliente INSATISFEITO, comenta com dez ou mais pessoas.

Concorda que com esses dados acima acreditamos que o bom atendimento é  nossa melhor propaganda? Não é tarefa fácil, pois cada cliente possui características diferentes.

Vamos conhecer nós mesmos, observar nossa postura, a voz, aparência, comportamento, as palavras, a educação... Para eliminar alguns costumes, é preciso ter seriedade e conhecer nossas limitações, nossos defeitos e nossas qualidades, quando nos damos conta que temos defeitos, imperfeições, chegamos a conclusão  que todos são iguais em sua essência.

Os profissionais trabalham para conquistar o mundo, isso faz parte do cotidiano, não somente sobreviver, mas para conseguir se aprimorar, adquirir mais conhecimento e por em prática. 

O cliente é a pessoa mais importante em qualquer  tipo de negócio, não depende de você, mas você depende dele, pois ele não interrompe seu trabalho, ele é  o propósito do seu trabalho, é a parte essencial do negócio, não uma parte descartável, não significa só dinheiro no caixa, é um ser humano com sentimentos  e precisa ser tratado com todo respeito, merece toda atenção e cortesia possível. O cliente é quem faz parte do seu salário, pois sem CLIENTE, você  ficaria de braço cruzado . Nunca se esqueça disso!!!

Quer entender alguns perfis de clientes? Vamos lá!
 

PERFIL 1: demonstra muita segurança, tem postura exigente e superior. Como tratá-la?

Permita  que ela exponha os seus conhecimentos, tenha paciência e aprenda a valorizar e elogiar seus conhecimentos criando empatia.

PERFIL 2: reclama de tudo, acha tudo muito caro, é extremamente negativa e insatisfeita. Como tratá-lo?

Na verdade o que ela precisa é de muita atenção, paciência, ação e firmeza. Tenha sempre uma atitude imediata e positiva.

HOSTIL: é agressiva e provocante, adora colocar o profissional em situações  difíceis. Na verdade adora aparecer. Como tratá-la?

Deixe- a falar, não se abale e seja amistoso. Demonstre muito amor pelo seu trabalho e pela sua profissão.

APRESSADA: sempre entra voando e sai correndo, nunca tem tempo e quer um atendimento rápido. Como tratá-la?

Procure ser mais ágil e observador, isso facilita o seu entrosamento e permitirá que você possa atendê-la em sua característica e obter satisfação. 

Tendo em vista que o cliente é mais importante para o nosso negócio, temos que saber conversar, saber se desculpar por um erro seu ou de um funcionário, ter sempre sua agenda em dia, conhecer o seu trabalho e gostar do que faz.

Deveres de um profissional

  • RESPONSABILIDADE: ter comprometimento;
  • LEALDADE: ser sincero;
  • HONESTIDADE: ser honesta com as pessoas que o cercam;
  • SIGILO: saber ouvir e guardar pra si própria (ética profissional);
  • COMPETÊNCIA: procurar ser sempre um profissional competente (adquirir conhecimento) e  saber por em pratica; 
  • PRUDÊNCIA: ser seguro naquilo que vai  fazer, passar segurança para seu cliente;
  • CORAGEM: sempre ouvir, pois as vezes ser corajoso ainda não satisfaz o cliente;
  • PERSEVERANTE: insistir em tudo que vai fazer, nunca desistir;
  • COMPREENSÃO: ser tolerante, procurar cada vez mais ouvir a medida que seu trabalho possa prosseguir;
  • HUMILDADE: ser sempre humilde com o próximo;
  • IMPARCIALIDADE: ficar sempre na sua, não deve participar de fofocas;
  • OTIMISMO: ser alegre, esperançoso e passar isso para seu cliente.


 

TEREZA ALTHMAN- cabeleireira com mais de trinta e cinco anos de profissão Colorimetrista FORMADA no Colorimetria Avançada pelo  Educador ALEJANDRO VALENTE e proprietária do próprio espaço de beleza.
 

Alejandro Valente
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