[ editar artigo]

Cuidados com os cabelos no verão

Cuidados com os cabelos no verão

Cuidados com os cabelos no verão... Durante todo o ano devemos orientar as nossas clientes quanto à manutenção dos fios em casa. Entretanto, este cuidado deve ser redobrado no verão do mesmo jeito que aumentamos os cuidados com a pele. 

Banhos de mar e piscina, vento, sol, areia e calor excessivo são altamente prejudiciais à saúde dos cabelos, especialmente os que passaram por processos de coloração e descoloração. 

Mas por que é tão prejudicial? 

Primeiro, precisamos entender sobre os diferentes pHs ( potencial de hidrogênio).
O ph do nosso cabelo está entre 4,5 e 5,5, já o ph da água do mar e da piscina estão acima de 7, ou seja, são alcalinos para o fio de cabelo e eriçam a cutícula deixando aquele aspecto áspero e ressecado.

Dessa forma, a exposição constante à água prejudica os procedimentos de coloração e tonalização, afinal se os fios estiverem com a cutícula eriçada, não seguram a cor, desbotam e oxidam facilmente.

Então como podemos evitar este problema? Quais cuidados devemos tomar?

O uso de um conjunto de manutenção completa como shampoo, condicionador, máscara e leave in de uma linha profissional e específica é imprescindível. Lembro que o shampoo deve ter um ph balanceado entre 4,5 e 5,5.

Antes da praia ou da piscina, é aconselhável aplicar nos cabelos úmidos um leave in com fator de proteção solar, espalhando bem com um pente. Existem no mercado várias linhas específicas para o verão tanto em cremes ou em spray.Ao sair, enxaguar os cabelos com água doce e reaplicar o leave in também é uma boa dica.

Enxaguar muito bem os cabelos após o banho de mar e piscina e aplicar uma máscara de tratamento, é de praxe, assim como evitar usar água quente e secador. Aproveitar o calor do verão para deixar os fios secarem naturalmente é inclusive uma economia de energia, não é mesmo?

Abusar do uso de bonés e chapéus que além de ajudar na proteção contra os raios solares, deixam o visual elegante! Mas é importante manter o couro cabeludo respirando por um tempo e fios limpos, pois o acúmulo de produtos, o suor e o calor podem causar caspa e seborréia.

Quanto aos cabelos loiros, se estiverem muito amarelados, podem ter o auxílio shampoos e máscaras matizadoras (de acordo com a colorimetria capilar: azuis para neutralizar laranjas e violetas para neutralizar amarelos), mas sempre é recomendável aplicar uma boa máscara de hidratação para finalizar!

Gostaram das dicas? Me conte como você costuma cuidar dos seus cabelos durante o verão e como tem orientado as sua clientes! Deixem aqui nos comentários...

Abraços,

Elen Lima.


 
 

Alejandro Valente
ELEN LIMA
ELEN LIMA Seguir

Cabeleireira Colorimetrista e Educadora - salão Villa Beauty

Ler matéria completa
Indicados para você