[ editar artigo]

Erros cometidos nos cuidados diários dos cabelos

Erros cometidos nos cuidados diários dos cabelos

Erros cometidos nos cuidados diários dos cabelos são mais comuns do que imagina, por isso, vou explicar alguns dos principais casos cometidos e quais que mais devem ser evitados pra garantir a saúde e a beleza dos fios.

Muitas vezes, ações simples de serem evitadas já garantem um ótimo resultado para que o cabelo não seja danificado. São os seguintes erros: 

✔Prender os cabelos molhados: dificulta a secagem dos fios, deixa o cabelo marcado e com excesso de umidade por muito tempo.

✔Dormir com os cabelos molhados: favorece o surgimento de fungos. 

✔Secar o cabelo após o banho esfregando e friccionando a toalha: o correto é pressionar e apertar a toalha com cuidado para tirar o excesso de água, pois o ato de friccionar com força a toalha no cabelo causa frizz e até quebra.

✔Lavar o cabelo com água quente: favorece o surgimento de oleosidade.

✔Aplicar shampoo no cabelo todo: o certo é passar no couro cabeludo de maneira uniforme e não concentrado em um ponto só.

✔Aplicar condicionador no cabelo todo: esse produto deve ser aplicado somente no comprimento e pontas, porque aplicá-lo na raiz favorece a oleosidade.

✔Pentear o cabelo muito rápido e com força: o adequado é pentear com calma, começando pelas pontas e  subindo até a raiz - é ótimo usar a escova raquete.

✔Fazer chapinha com o cabelo úmido: isso acaba com os cabelos, pois, literalmente, os frita. Os fios precisam estar 100% secos e é essencial usar protetor térmico.
 

✔Usar qualquer tipo de shampoo e condicionador: deve-se usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e que tenham o pH baixo. Não use shampoo alcalino, com ph acima de 5,5, pois ele abrirá as cutículas, favorecendo o ressecamento.

✔Não use shampoo infantil: sua composição é alcalina e não se adequa ao cabelo adulto, causando ressecamento. Acesse o link abaixo para saber mais sobre shampoo infantil.

https://equipevalente.com.br/blog/porque-adulto-nao-pode-usar-shampoo-infantil

✔ Fazer uma química atrás da outra (mechas, alisamento, progressiva, botox, luzes, etc): dê tempo para seu cabelo, principalemnte entre uma química e outra (pelo menos 3 meses). Nesse período, hidrate seu cabelo, pois excesso de química causa porosidade. 

✔Pegar creme do pote com as mãos: não faça isso pois pode contaminar o creme e até alterar seu pH. Use uma espátula ou colherinha de plástico.

✔ Usar receitas caseiras pra fazer hidratação (tipo frutas, óleos...): a tecnologia está super avançada, existem ótimos produtos pra cuidar dos seus cabelos.

Essas são algumas dicas do que deve ser evitado no cuidado dos cabelos, pra garantir e contribuir pra saúde dos fios. 

E você, comete algum desses erros no seu cabelo ou os indica a seus clientes ❔ 

Compartilhe este artigo, assim, mais pessoas também podem evitar esses erros simples nos cuidados com os cabelos. 

Alejandro Valente
Fernanda Da Silva Bertelli
Fernanda Da Silva Bertelli Seguir

Sou cabeleira e colorimetrista, amo o que faço. Instagram @nandabertellihair

Ler matéria completa
Indicados para você