[ editar artigo]

Nomenclatura das cores

Nomenclatura das cores

Por que entender números, quando estamos falando em cores??? 

Quando nos referimos a cor, nós cabeleireiros associamos a números. Exemplo: Quando falamos em preto, logo pensamos no 1.

Quando falamos no 6.43 (pra lermos essa nomenclatura, estamos falando de um loiro escuro cobre dourado), por exemplo. Temos que identificar em qual altura a cor está, se no 4, 5, 6, 7, 8, 9, e identificarmos qual é o reflexo dessa cor, qual brilho vai me revelar, se um dourado, um cinza, um vermelho, um cobre. Isso já estamos nos referindo ao reflexo da altura de cor na qual estou aplicando. Não podemos esquecer também que essa numeração varia dependendo da empresa, então devemos ficar atentos a empresa na qual estamos trabalhando. Por exemplo, se uso Loreal, o 7.3 (leio loiro médio dourado). Já se me refiro a Joico por exemplo o .3= .g (significa gold/amarelo...dourado).

Altura de Tom

A altura de tom significa qual o tom alcançado com a Colorimetria Capilar. Para classificar esses tons, existe uma tabela universal que pode ser utilizada para definir as cores naturais e artificias presentes nos cabelos.

São 9 tons que compõem a tabela, indo dos mais escuros até os mais claros:

Altura de tom 1: cor preto azulado

Altura de tom 2: preto

Altura de tom 3: cor castanho escuro

Altura de tom 4: cor castanho médio

Altura de tom 5: cor castanho claro

Altura de tom 6: cor loiro escuro

Altura de tom 7: cor loiro médio

Altura de tom 8: cor loiro claro

Altura de tom 9: cor loiro muito claro

Precisamos prestar atenção a isso, pois tem empresas que mudam também a cores, empresa que o .2 (violeta), outras o .2 (verde), isso pode me levar a até mesmo executar um trabalho, na qual não entrego o desejo de minha cliente, pois isso vai fazer diferença em minha mistura, podendo ser mesma a altura, o mesmo reflexo, porém com numeração diferente.

Cores Reflexo

Além da altura de tom, uma tinta também pode apresentar uma cor reflexo. Na embalagem, a cor reflexo é representada pelo número que vem depois do ponto, ou seja, depois da indicação do número de tom. Assim, se uma tintura indica 5.1, significa que o 5 representa o tom castanho claro e o 1 a cor reflexo. 

Veja a classificação:

Numeração 1 após o ponto: cor reflexo cinza

Numeração 2 após o ponto: cor reflexo irisado

Numeração 3 após o ponto: cor reflexo dourado

Numeração 4 após o ponto: cor reflexo acobreado

Numeração 5 após o ponto: cor reflexo acaju

Numeração 6 após o ponto: cor reflexo vermelho

Numeração 7 após o ponto: cor reflexo esverdeado

Vejam a explicação no vídeo do Alejandro Valente:

É sempre importante prestarmos atenção a essas nomenclaturas, esses detalhes que fazem toda a diferença na hora de chegar ao tom desejado pela nossa cliente.

Leia também minha postagem sobre tipos de cabelos:

https://equipevalente.com.br/blog/tipos-de-cabelos

Vídeo: Youtube

Liliane Perroti

 

Alejandro Valente
Liliane da Conceiçao Oliveira Perroti
Liliane da Conceiçao Oliveira Perroti Seguir

Tenho que saber o fundo de clareamento,ver que cor tem o cabelo,que cor devo usar,pra chegar ao desejo da cliente,nem sempre a cor desejada é a cor aplicada.O CONHECIMENTO TRANSFORMA VIDAS,A MINHA JA ESTA SENDO UMA.OBRIGADO DEUS E ALEJANDRO VALENTE.

Ler matéria completa
Indicados para você