[ editar artigo]

O que é nomenclatura?

O que é nomenclatura?

O que é nomenclatura? Nomenclatura simboliza o conjunto de numerações da cartela de cores, sendo formada por séries naturais e reflexos e representando um importante conhecimento da colorimetria.

Séries Naturais

As séries naturais representam os tons de cabelo natural, compreendendo preto, castanho escuro, castanho médio, castanho claro, loiro escuro, loiro médio, loiro claro, loiro muito claro e loiro claríssimo.

Compondo a cartela de cores, essas séries naturais são iguais ou semelhantes às tonalidades do momento em que uma pessoa nasce, tendo sua representação feita por um número.

Sabe como identificar? É só observar o número que sempre está antes da vírgula, barra ou ponto.

Acompanhe o exemplo para entender a nomenclatura das séries naturais:

preto = 1, ou 1/ ou 1.

castanho escuro = 3, ou 3/ ou 3.

castanho médio = 4, ou 4/ ou 4.

castanho claro = 5, ou 5/ ou 5.

loiro escuro = 6, ou 6/ ou 6. 

loiro médio = 7, ou 7/ ou 7.

loiro claro = 8, ou 8/ ou 8.

loiro muito claro = 9, ou 9/ ou 9.

loiro claríssimo ou loiro extra claro = 10, ou 10/ ou 10.

Esta, acima elucidada, é a nomenclatura em números das séries naturais de uma cartela de cores.

Assim, para ficar claro o nosso entendimento sobre nomenclatura, podemos dizer tanto que uma pessoa tem um cabelo natural loiro médio, quanto também podemos nos referir à cor natural de seu cabelo como um 7.

Veja essa aula:

Vou continuar explicando...

Reflexos

Quando analisamos uma cartela de cores ou a numeração que está na embalagem da coloração, percebemos que existem mais números  após a vírgula, barra ou ponto, não é mesmo?

Esses números representam os reflexos ou nuances (também descritos por números).

As cartelas de cores não apresentam o mesmo padrão para identificar seus reflexos, mas os mais usuais serão informados conforme o o exemplo abaixo:

,1 ou /1 ou .1 = cinza

,2 ou /2 ou .2 = violeta ou irisado

,3  ou /3 ou .3 = dourado

,4 ou/4 ou .4 = cobre

,5 ou /5 ou .5 = acaju

,6 ou /6 ou .6 = vermelho

,7 ou /7 ou .7 = marron

,8 ou /8 ou .8 = azul

,9 ou /9 ou .9 = cendre 

Ressalto que esse modelo é apenas um dos utilizados nos cosméticos, visto que a nomenclatura dos reflexos NÃO possui uma referência universal!

É válido dizer também que algumas empresas colocam letras para criar um diferencial na sua cartela de cores ou mudam alguma cor na numeração a exemplo do  ,2 .2 ou /2 que pode ser um reflexo verde ou mate, do ,7 ou .7 ou /7 que pode ser marrom ou cobre e do ,4 ou.4 ou /4 que pode ser vermelho ou cobre.

Diante disso, é preciso ficar atento quanto à nomenclatura das colorações, porque elas podem mudar de um fabricante para outro. 

Então, em suma, ao fazermos a leitura das cores através da nomenclatura, podemos dizer que uma cor 8,1 ou 8/1 ou 8.1 é um loiro claro cinza ou loiro claro acinzentado.

Demais casos 

Reflexos com mais de um número

Na cartela de cores também vemos dois números após a vírgula, barra ou ponto, não é? Isso indica que os reflexos podem ser mais um menos intensos, como um 7,11 ou 7/11 ou 7.11 onde o reflexo cinza é duplo (se tornando mais intenso) e cuja leitura seria loiro médio cinza intenso ou loiro médio cinza profundo. 

Quando os números após a vírgula, barra ou ponto forem diferentes como ,14 ou /14 ou .14, indicam um cinza acobreado ou acinzentado cobre. A base, nesse exemplo de 6,14 ou 6/14 ou 6.14, possibilita a leitura dessa cor como loiro escuro acinzentado acobreado, loiro escuro cinza cobre ou loiro escuro cinza acobreado.

Assim  ocorre sucessivamente em outras bases com reflexos , por isso é interessante conhecermos a porcentagem de cor de cada  base e reflexo, veja o exemplo abaixo com a quantidade de cor por reflexo:

5,1 ( 70% de base e 30% de reflexo)

5,13 ( 50% de base 30% do primeiro reflexo e 20% do segundo reflexo)

5,11 ( 50% de base e 50% de reflexo )

Essas porcentagens tem grande relevância, pois por meio delas que sabemos quais reflexos vão conter mais cor.

Séries Naturais com mais de um número

Em algumas cartelas de cores existem 2 números antes da  vírgula, barra ou ponto, como o 77,71 ou 77/71 ou 77.71.

Isso indica que as bases duplas representam a intensidade de cor, sem alterar a porcentagem nos reflexos, ou seja 50% de base 30% do primeiro reflexo e 20% do segundo reflexo.

Fundos de clareamento

A nomenclatura também pode ser utilizada para observarmos o fundo de clareamento, quando é feita uma descoloração para localizar o resíduo da cor natural.

As cores do fundo de clareamento podem ser identificadas da seguinte maneira: 

vermelhos escuros representam tons de 3 e 4 

vermelhos representam tom de 5 

vermelhos laranja representam tom de 6 

laranjas representam tom de 7 

amarelos laranja representam tom de 8 

amarelos representam tom de 9 

amarelos claros representam tom de 10 

Assim, quando se faz uma descoloração e ali enxergamos um laranja, significa que estamos em um tom de 7, já quando vemos apenas amarelo, estamos no tom de 9 e assim por diante...

Com tais informações, fica mais fácil qualquer direcionamento na hora de tonalizarmos o cabelo.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Caso tenha alguma questão, deixe aqui seu comentário que irei lhe auxiliar. 

Alejandro Valente
Lucas Marconato
Lucas Marconato Seguir

Sou Lucas Marconato, cabeleireiro e colorimetrista instagram : lucasmarconatocolorimetrista

Ler matéria completa
Indicados para você