[ editar artigo]

Os Pilares da Colorimetria Capilar

Os Pilares da Colorimetria Capilar

Os pilares da Colorimetria Capilar... Você já ouviu falar em Colorimetria Capilar, não é? Mas e em pilares que a sustentam? Já ouviu dizer?

Os pilares são 3:

1- A estrela de Oswald

2- Fundo de Clareamento

3- Mistura correta para aplicar no Fundo de Clareamento

A Estrela de Oswald

A Estrela de Oswald é o primeiro pilar que nos sustenta. Por meio dela que se desenvolve toda a ideia de trabalho, por isso podemos visualizar as cores primárias: vermelho, amarelo e azul; e as secundárias: violeta (azul e vermelho), verde (azul e amarelo) e laranja (vermelho e amarelo).

Com a estrela, pode-se pensar também nas complementares, que são as cores que faltam para que os tons supracitados neutralizem os reflexos indesejados (vermelho com verde, laranja com azul, amarelo com violeta).

Se realizarmos todas as junções dessas 3 cores, conseguimos sempre o marrom, que é a cor neutra, ou seja, a neutralização.

Sem a Estrela de Oswald não conseguimos criar os reflexos, ou seja, os números secundários. Quando olhamos as nomenclaturas nas caixas de coloração, exemplo: 7.64, o 7 é a base e depois da vírgula, ponto ou barra são os reflexos. Aqui nesse caso o .6 é o reflexo vermelho e o 4 o reflexo cobre. 

Essas indicações de cores, baseadas na nomenclatura universal da colorimetria capilar (que pode mudar de uma empresa para outra), são os reflexos responsáveis pelo brilho, sabia?

Fundo de Clareamento

O Fundo de Clareamento é considerado, talvez, como o pilar mais importante da colorimetria capilar, pois sem ele não podemos chegar a lugar nenhum, ou seja, na cor desejada.

Quando temos um cabelo escuro e o desejo da cliente é o cabelo loiro, aplicamos o descolorante.

Se ficarmos observando, a cor vai desbotando, saindo de um preto, passando por um vermelho, depois pelo laranja até chegar no amarelo. É isso que chamamos de fundo de clareamento.

Se não acertarmos o fundo de clareamento, não acertaremos a cor que temos que aplicar.

Exemplo: você descoloriu o cabelo que estava castanho natural e a cliente deseja a cor louro dourado. Você aplica o descolorante e  com certeza não vai ver o cabelo sair do castanho natural e passando para o castanho claro, louro escuro, louro natural e chegar no louro claro! Você verá o cabelo ficar vermelho, vermelho laranja, laranja e amarelo laranja.

O amarelo laranja é o fundo de clareamento do louro claro que é representado pelo número 8. Quando chegamos a esse fundo é que aplicamos a cor desejada. 

Nesse momento enfatizo que não é a cor a ser aplicada, mas a cor 8 com um reflexo que irá neutralizar esse tom indesejado: o amarelo laranja.

Todo cabelo tem seu fundo de clareamento! É ele que nos dá a direção do que aplicar para obter a cor desejada. Sem ele, provavelmente não existiria nem a colorimetria capilar.

Veja esse vídeo do Professor Alejandro Valente:

 

Mistura correta para aplicar no fundo de clareamento

Houve um tempo em que, quando eu fazia mechas no salão, chegava em qualquer fundo de clareamento (detalhe: eu não sabia o que era o fundo de clareamento, para mim todo cabelo descoloria e chegava no laranja escuro ou no laranja claro).

Para isso, eu tinha sempre um coringa na manga da camisa: sempre aplicava 12.11 em todas as mechas que fazia.

Eu achava que estava certo, pois eu via o laranja sumir naquele momento e achava ótimo... Só que a cliente voltava depois dizendo que o cabelo tinha ficado amarelo, laranja e até algumas vezes vermelho.

Eu fazia certo? Não, claro que não! Por mais que eu aplicasse a cor que eu queria e achava que aconteceria, estava totalmente equivocado. 

Aqui chegamos à conclusão que vender a cor que a cliente quer não é a cor que aplicamos.

Assim, tomamos consciência que não existe uma única mistura correta, mas várias que se adequam, especificamente, a cada caso e a cada cabelo. Para se chegar, só se valer da matemática da colorimetria.

Ao tonalizar, matizar ou neutralizar um fundo de clareamento, é importante que fique claro para você esses três pilares, que são muito importantes na colorimetria.

Encare isso como o alicerce do sucesso do seu trabalho.

Até mais!

Osvaldo Morroni

Alejandro Valente
Osvaldo Morroni
Osvaldo Morroni Seguir

Cabeleireiro - AJ Hair Studio

Ler matéria completa
Indicados para você