[ editar artigo]

Oxidante de 10, 20, 30, 40 volumes: É mesmo possível aumentar a força do oxidante, juntando um com o outro?

Oxidante de 10, 20, 30, 40 volumes: É mesmo possível aumentar a força do oxidante, juntando um com o outro?

Você já deve ter ouvido sobre esse assunto, rolou muito no Facebook, nos grupos. Não dá pra saber qual foi a conclusão que cada um desses meios chegaram. Mas uma coisa eu sei e quero dividir com você: A lógica e teste pode nos dar uma boa resposta. Aliás, você já chegou a fazer algum teste com respeito a esse assunto? Se sim, pode nos contar qual foi o resultado? 

Enquanto isso vamos considerar a lógica... Temos disponível no Brasil para realizar nossos trabalhos de clareamento e descoloração, oxidante de 10, 20, 30, 40 volumes (3% ,6% ,9% ,12% em porcentagem de hidrogênio em água, que forma água oxigenada, o peróxido de hidrogênio ).

O que foi propagado é que se juntar em uma soma o ox de 10 com ox 30 é possível criar o de 40 volumes, se juntar o de 10 com 20 cria o de 30 volumes.

Bem, você já parou para pensar que quando se trata de produtos químicos os valores em quantidade de ativos químicos tem que ser em proporção exata para se ter o controle da reação química? 

A força do oxidante está na porcentagem do peróxido de hidrogênio em água. Como ter a força certa se for misturado com outro produto que já está com peróxido de hidrogênio e água em proporções diferentes?

Pense nesse exemplo:

Se eu pegar um copo de suco de laranja bem aguado e misturar em um copo de suco de laranja mais concentrado e misturar em partes iguais o que acontece? O suco forte  fica mais forte? Pode fazer o teste que verá que não. Ele fica mais fraco do que antes.

O mesmo acontece quando se mistura ox de 10+ 30 volumes, não fortalece a de 30, mas sim enfraquece.

Se realmente fosse possível criar ox com uma força maior, juntando duas forças diferentes, teríamos ox de 50 volumes juntando 30+ 20 volumes e 70 volumes juntando 40+ 30. Força essa que nem existe em comercialização.

Mas nada melhor do que o teste para comprovar. Eu fiz, quer saber o resultado?

Vamos lá:

 

Como foi possível ver, não foi criado um oxidante na força de 40 volumes (12%). Mas se manteve em 30 volumes, esse foi o resultado comprovado.

Em ação pó descolorante foi mantida a força do de 30 volumes porque a reação química envolvia duas forças em moléculas de hidrogênio, em explosão de clareamento, tanto no persulfato de amônia do pó descolorante como peróxido de hidrogênio do oxidante.

Mas esse resultado pode não ocorrer no clareamento com coloração onde se encontra apenas uma molécula de força de clareamento.

Vamos fazer bom uso do conhecimento que temos disponível peróxidos de hidrogênio (água oxigenada) e realizar nossos trabalhos com segurança entregando o desejo das clientes.

Clientes satisfeitas, tudo de bom!!

Obrigada por estar aqui, até breve.

 

 

 

Alejandro Valente
Elizete Souza Costa Jardim
Elizete Souza Costa Jardim Seguir

Elizete jardim ,especializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. E especializada em cortes avançados Academia do c Corte. Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente.

Ler matéria completa
Indicados para você