[ editar artigo]

Por que adulto não pode usar shampoo infantil?

Por que adulto não pode usar shampoo infantil?

Por que adulto não pode usar shampoo infantil? A pergunta pode ser ingênua, mas a resposta é bastante interessante. Isso diz respeito ao cabelo ressecado, mas a solução não é essa. Confira no texto abaixo a explicação sobre este assunto.

Tem muita gente que usa shampoo infantil achando que é melhor para o cabelo. Isso porque o cabelo das crianças são mais macios e brilhosos. Por isso, acham que também vai ser bom se usarem.

Neste artigo, vocês irão entender porque adulto não deve usar shampoo infantil.

Entendendo sobre PH

Os shampoos infantis possuem um pH (potencial de hidrogênio) em torno de 7,0, pois o pH do couro cabeludo infantil também é em torno de 7,0 e 7,5.
Já o pH do cabelo e couro cabeludo dos adultos é em torno de 4,5 e 5,5.

Agora vamos entender o que esse pH significa.

A tabela de pH vai do 0 ao 14, e no 7,0 o pH é neutro, abaixo de 7,0 o pH é ácido e quando é acima de 7,0 o pH é alcalino.

Portanto, o shampoo infantil tendo um pH 7,0 ele é neutro apenas para as crianças que também tem o pH do cabelo em torno de 7,0.  Por isso esses shampoos também não ardem os olhos das crianças, pois tem o pH neutro 7,0 que é menor que o pH da lágrima que é 7,2.
Já para adultos o shampoo infantil é alcalino, pois tem um pH mais alto que o pH do cabelo adulto que é 4,5 e 5,5.

Shampoo infantil é bom ou não para cabelo de adulto?

A resposta é não, ele não é bom para cabelo de adulto.

Entenda o porquê.

Quando temos um pH alcalino em um produto, este irá abrir as cutículas do fio de cabelo. Portanto, deixa estas mesmas cutículas eriçadas. E para o cabelo de adulto, o pH neutro seria em torno de 4,5 e 5,5, e ao usar um shampoo infantil que possui um pH de 7,0, esse shampoo se torna alcalino para o fio de cabelo de adulto e portanto abre as cutículas do fio. E cutícula aberta não segura a hidratação no fio, assim ele fica ressecado e armado.

Por isso, os shampoos de adulto têm o pH menor, entre 4,5 e 5,5 para abrir levemente a cutícula, fazer a limpeza necessária, e em seguida devemos usar condicionador pra fechar as cutículas.

Então, quando adultos usam shampoos infantis com frequência, o fio vai se tornando ressecado pelo fato de sempre as cutículas do fio serem muito abertas, porque esse shampoo tem o pH alcalino.

Devemos usar shampoo alcalino (shampoo anti resíduos, usados nos salões de beleza antes de fazermos uma hidratação), apenas uma ou duas vezes ao mês para fazermos uma limpeza mais profunda do couro cabeludo e ter abertura do fio de cabelo para que seja feito uma hidratação mais profunda.

E em seguida deve ser usado um condicionador com pH abaixo de 4,5, portanto um pH ácido que fechará a cutícula do fio de cabelo.

Os shampoos infantis têm o pH equilibrado para o cabelo das crianças e não para dos adultos, pois possuímos  diferentes pHs, todos os produtos infantis tem o pH equilibrado para as crianças.

Acima de 7 ou 8 anos de idade, deve-se começar aos poucos a fase de transição de produtos de crianças por produtos de adultos. Pois o pH vai mudando para o pH de adulto (4,5 e 5,5).

Espero que agora entendam o porque de não usar shampoo infantil. E qualquer dúvida é só deixar nos comentários. 

 

Alejandro Valente
Fernanda Da Silva Bertelli
Fernanda Da Silva Bertelli Seguir

Sou cabeleira e colorimetrista, amo o que faço. Instagram @nandabertellihair

Ler matéria completa
Indicados para você