[ editar artigo]

Qual importância do Fundo de Clareamento?

Qual importância do Fundo de Clareamento?

Qual importância do Fundo de Clareamento?

O que é e qual a importância dele na colorimetria? Por que precisamos da matemática para escolher a cor a ser aplicada ao identificar o fundo de clareamento?

A matemática das cores está presente em todos os momentos na colorimetria. Quando o assunto é fundo de clareamento ela está presente na tabela universal que vai do 1 ao 10, na nomenclatura da coloração que irá ser aplicada.

Ver tabela:

Nesta tabela, do 3 ao 5 temos o fundo de clareamento vermelho em maior ou menor quantidade. Portanto, quanto menor o número, maior a concentração de vermelho.

Então você deve estar se perguntando: Afinal, o que é fundo de clareamento e qual a sua importância?

O fundo de clareamento é a cor residual natural que se revela no cabelo durante um processo de descoloração e é o que vai direcionar o profissional na escolha da cor a ser aplicada.

No fundo de clareamento 6 temos o vermelho laranja, nele há uma concentração maior de vermelho do que de laranja.

O fundo de clareamento laranja é o número 7, que é a mistura do vermelho com o amarelo.

No fundo 8 temos como cor revelada o amarelo alaranjado. Ainda há resíduo de vermelho no cabelo, pois o laranja é a mistura do amarelo com o vermelho.

No fundo de clareamento 9 temos o amarelo claro, livre de resíduo vermelho.

No fundo 10 temos o amarelo claríssimo.

Nas regiões onde o clima é mais quente, dificilmente, alcançaremos um fundo de clareamento 10, pois os cabelos são mais escuros, possuem mais camadas cuticulares, são mais cacheados ou crespos e são tratados com escovas progressivas que plastificam os fios, o que dificulta o processo de clareamento.

Quantas vezes nós vemos na rua cabelos que nos chamam atenção por estarem com mais de uma cor, todo manchado e com cores indefinidas? Por que isso acontece? Pois bem... Isso ocorre porque houve erro ao identificar corretamente o fundo de clareamento e quando erra-se o fundo de clareamento revelado todo o resultado do trabalho fica comprometido. 

Quem de nós não tem uma receita pronta? Em 70% dos casos as receitas não funcionam. Na hora fica bonito, mas quando a cliente vai para casa e lava o cabelo, ele revela um tom completamente da cor que você apresentou. Certo? Oras, por que isso acontece?

Porque houve erro no fundo de clareamento. Ao lavar o cabelo, o fundo de clareamento fica exposto e na maioria das vezes a forma encontrada de corrigir esse erro é com shampoos e máscaras matizadoras.

Para maiores informações sobre o assunto, acesse o link abaixo:

Perceba que estamos diante de sucessivos erros que poderiam ser evitados simplesmente identificando corretamente o fundo de clareamento?

Como identificar o fundo de clareamento?

Ao revelar um fundo de clareamento 7 devemos aplicar uma coloração na altura de 7, e assim sucessivamente de acordo com o fundo revelado.
Agora você deve estar se questionando: E o fundo de clareamento do 1 e 2?

Vamos lá! Na altura de 1, o preto, não existe fundo de clareamento.

— Nossa, como assim? Mas a escala vai do 1 ao 10!

Exatamente!

Fundo de clareamento é o resíduo da cor natural que se revela durante o processo de clareamento, lembra?  No 1 temos a primeira cor revelada, logo nela não há resíduo algum. 

Na altura de 2, ao remover um tom do preto (1), você não conseguirá visualizar diferença, pois ainda há uma enorme concentração de azul. 
Complicou? Minha intenção é descomplicar!

O cabelo é composto pela junção das 3 cores primárias existentes no universo: azul, vermelho e amarelo. À medida que o cabelo vai clareando, perde-se a quantidade de azul e revela-se o vermelho, e assim sucessivamente até chegar ao amarelo claríssimo. 

— Ok, mas o que isso tem a ver com o cabelo manchado?

Tudo! Quando aplicamos uma coloração um tom abaixo do fundo de clareamento revelado, escurecemos a cor. Ao aplicarmos um tom acima do fundo de clareamento revelado teremos uma cor desbotada.

Quando respeitamos o fundo de clareamento revelado temos uma cor fiel, duradoura e uma cliente satisfeita com o resultado. É a matemática da colorimetria que nos orienta por o todo tempo em que tom estamos e qual cor aplicar para chegar no resultado desejado.

Dessa forma entendemos que saber identificar o fundo de clareamento é essencial quando o assunto é cor.

Para obter mais informações sobre a matemática da colorimetria, acesse o link:

TUDO SOBRE COLORIMETRIA CAPILAR

 

Alejandro Valente
Jo Oliveira
Jo Oliveira Seguir

Colorimetrista

Ler matéria completa
Indicados para você