[ editar artigo]

Qual o melhor pó descolorante para se trabalhar?

Qual o melhor pó descolorante para se trabalhar?

Primeiramente vamos entender alguma questões. Existem varias formas de se clarear o cabelo, e o pó descolorante é uma delas.

Inicialmente devemos compreender que quando falamos em pó descolorante estamos falando em seus compostos a base de persulfato de potássio e o mais utilizado que é o de amônia. Esses  princípios ativos só são utilizados em descolorantes em pó, pois devem ser embalados dessa forma para manter a sua estabilidade.

Também devemos levar em conta, que ele por si só não tem funcionalidade, precisamos da junção do ox, água oxigenada ou peróxido de hidrogênio (H2O2). Essa dupla é imbatível no processo de descoloração do cabelo; enquanto o primeiro retira o pigmento natural dos fios, o segundo abre a fibra capilar (eriça as cutículas), seguida de uma terceira etapa, a coloração, que seja permanente ou semipermanente, mas que não vem ao caso no momento.

“ VALE RESSALTAR QUE, QUANTO MAIOR A LIBERAÇÃO DE OXIGÊNIO, MAIOR AGRESSÃO, ENTÃO É ACONSELHÁVEL QUE USE OX DE BAIXA VOLUMAGEM PARA IR CLAREANDO AOS POUCOS E COM MAIOR SEGURANÇA.”

Existem inúmeras marcas de cosméticos no mercado e fica até difícil escolher a melhor para se trabalhar. 

Antes de tudo precisamos entender que uma descoloração é o rompimento das cadeias de pigmentos responsáveis pela cor natural dos cabelos, o persulfato possui duas funções básicas, inchar a fibra de um modo que se permita a entrada do agente oxidante e liberar o oxigênio contido no mesmo. O persulfato causa uma desestruturação dos cabelos e consequentemente uma sensibilização. 

Existem pós descolorantes com amônia, que são os mais utilizados para nosso dia a dia e possuem os sem amônia, que foram desenvolvidos para cabelos com químicas como por exemplo: alisamentos, relaxamentos, etc. Porém, eles não conseguem um alto grau de abertura, se limitando no máximo a três tons de clareamento.

A PERGUNTA QUE MUITOS FAZEM: Porque existem marcas no mercado que prometem clarear, 7, 9 e até 10 tons de clareamento?

Só para entender melhor, o que vai determinar a abertura de tom em relação ao pó descolorante, vai ser o tempo de ação do produto no cabelo, onde com uma ox de 20 ou 40 volumes,  você chega a entregar um certo resultado independente. Devemos levar em conta as orientações do fabricante, que segundo a rotulagem o tempo de ação do pó descolorante está entre 40 e 50 minutos. Quando passar desse tempo determinante, ele perde sua eficácia e para dar continuidade no clareamento, e caso o cabelo tenha condições e resistência para isso, é aconselhável remover o produto existente e reaplicar uma nova mistura.

Então sabendo dessas  limitações entendemos que se torna impossível por exemplo: um cabelo na altura de um “3”, (castanho escuro) clarear 7 tons, e te entregar um 10 como fundo de clareamento, onde também levamos em conta a volumagem do oxidante que estamos utilizando, sendo assim, se 40 volumes clareia até 4 tons, como sair de uma base escura e chegar em um loiro claríssimo? Tudo não passa de puro marketing.

Fazendo algumas buscas por informações e pesquisas, porém nada muito aprofundado, pois as informações são relativamente escassas, encontrei que só existem duas fábricas de pó descolorante aqui no Brasil e que usam praticamente a mesma matéria prima. Tudo é questão de embalagem, fragrância, cor do produto e ativos. Se quer investir em melhores produtos, sabemos que produtos importados investem pesado em tecnologias e gastam fortunas em pesquisas buscando entregar o que há de melhor. Não quero dizer que iremos condenar os produtos nacionais, mas existem diferenças que devem ser levadas em conta. Não caia em pegadinhas de marketing e para melhor compreender, faça seus testes.

 

 Adilma Couto- Cabeleireira Colorimetrista- Formada pela equipe Alejandro Valente.

Alejandro Valente
Adilma Couto
Adilma Couto Seguir

Colorimetrista

Ler matéria completa
Indicados para você