[ editar artigo]

Realmente existe melhor fase da lua para cortar o cabelo?

Realmente existe melhor fase da lua para cortar o cabelo?

Há muito tempo acredita-se que existe a influência da lua no crescimento do cabelo. É uma crença tão fundamentada que foi estabelecida uma fase para quem quer cortar o cabelo mas deseja que ele tenha seu crescimento em desenvolvimento após o corte. Pensando nisso alguns acreditam que a melhor fase da lua para cortar o cabelo seja a lua nova ou a crescente.

Mas como saber o quanto tem de verdade nessa teoria? Para chegarmos a uma resposta confiável é necessário raciocínio lógico sobre a fase de crescimento do próprio cabelo. O cabelo tem sua própria fase: 

  • Fase Anágena  
  • Fase Catágena 
  • Fase Telógena

A fase Anágena é o período do crescimento do fio de cabelo, dura de 3 a 6 anos com crescimento todo mês de 1 cm e meio a 2 cm, que já é programado geneticamente pelo DNA de cada pessoa.

Catágena é o período de repouso do fio que dura meses.

Telógena é o período de queda do fio que dura semanas.

Assim temos ciclo de vida do fio de cabelo, onde em sua cabeça estão fios em fase de crescimento, repouso e queda. Esse ciclo em sua normalidade permite que o cabelo possa cair até 100 fios por dia sem que faça falta, sendo assim podemos dizer que todo o cabelo não está na mesma fase, podem ter vários fios em estágios diferentes. Senão teríamos cadelos enormes por estar em crescimento. Ou cabelo curto por estar em repouso. Ficar careca por que caiu tudo de uma vez.

Tendo conhecimento desse fato, é sabido que independente de qual lua esteja com milhares de fios de cabelos na cabeça ao cortar o cabelo, os fios estarão nas três fases ao mesmo tempo, Anágena, Catágena ou Telógena... sendo assim, como pode a fase da lua fazer diferença quanto ao crescimento?

LEIA MAIS: https://equipevalente.com.br/blog/a-lua-influencia-no-crescimento-do-cabelo

Mas tudo bem, nada de errado para quem gosta de escolher uma fase da lua como marco de decisão para cortar o cabelo. Para quem se sente bem escolhendo uma determinada lua nada de mal nisso. Mas o que é comprovado por estudos e pesquisas é que o cabelo tem seu próprio ciclo de vida programado geneticamente a cada pessoa.

É isso! Espero ter esclarecido o assunto.

Fique a vontade para sugerir o tema do próximo artigo.

Equipe Valente - Colorimetria
Elizete Souza Costa Jardim
Elizete Souza Costa Jardim Seguir

Elizete jardim ,especializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. E especializada em cortes avançados Academia do c Corte. Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente. elizetesouzajardim@gmail.com

Ler matéria completa
Indicados para você