Resiliência
[ editar artigo]

Resiliência

Se você não tem resiliência, provavelmente você está vivendo algumas dessas situações abaixo:

  • Ansiedade e sentimento de incapacidade para resolver até os problemas mais simples;
  • Agressividade com a sua família ou outras pessoas, criando tempestades num copo d´agua;
  • Tristeza ao acordar para mais um dia de trabalho angustiante;
  • Medo em relação ao futuro por não saber lidar com os problemas que podem comprometer a sua carreira;
  • Insônia com dificuldade para dormir e acordando no meio da noite;
  • Falta de energia durante o dia para trabalhar.

Você não está sozinho. Veja a pesquisa do instituto ISMA (International Stress Management Association), sobre os problemas no trabalho no Brasil:

  1. 82% dos profissionais apresentaram traços de ansiedade;
  2. 78% confessaram ter momentos de agressividade no trabalho ou em casa;
  3. 65% consideravam seu nível de stress de regular a péssimo;
  4. 30% dos pesquisados disseram sofrer de burnout - Desgaste físico e mental causados pelas pressões no trabalho;
  5. 80% das pessoas disseram estar desmotivadas no trabalho.

A pesquisa ainda revela que caso os sintomas acima se prolonguem por mais 6 meses a pessoa pode iniciar um processo de depressão, impedindo que ela realize suas atividades diárias na totalidade.

A solução está na Resiliência

Resiliência é a habilidade de passar por pressão, passar por dificuldades e resolver os seus problemas mais rapidamente. Imagine uma régua de MADEIRA de 40 centímetros, se você fizer uma pressão X nesta régua ela irá quebrar, irá parar de dar resultados. Agora imagine uma régua de ACRÍLICO de 40 centímetros, se você fizer a mesma pressão, ela irá se “flexibilizar” e não irá quebrar. Tudo isso quer dizer que uma régua de acrílico é muito mais resiliente que uma régua de madeira.

Algumas pessoas são réguas de madeira, elas se quebram com facilidade. Qualquer problema as deixam emocionalmente abaladas. Outras pessoas são réguas de acrílico, isto é, quando aparece uma pressão ou dificuldade elas se “flexibilizam” e continuam dando resultados.

E você? Se quebra com facilidade, se desequilibrando emocionalmente perante as dificuldades da vida ? Ou se adapta, se flexibiliza, sabendo lidar emocionalmente com os problemas e as pressões do dia a dia?

 

E transformando-se numa pessoa resiliente:

  • Você terá o controle das suas atividades durante o dia e sairá da empresa com o sentimento do dever cumprido;
  • Você será visto como um verdadeiro talento na sua empresa, pois resolve e principalmente se antecipa aos problemas com muito mais facilidade;
  • Você vai controlar seus impulsos emocionais quando as adversidades da vida aparecerem, não causando confusões;
  • Você terá o equilíbrio emocional necessário para lidar com pessoas difíceis. Mesmo que estas pessoas queiram conflito, você não permitirá que elas te desequilibrem;
  • Você não permitirá que um dia ruim de trabalho atrapalhe os relacionamentos com a sua família, pois você saberá separar o trabalho da vida pessoal;
  • Você será promovido na sua empresa, afinal, uma pessoa equilibrada e que resolve o que precisa ser resolvido se destaca rapidamente;
  • Você realizará os seus sonhos e será uma pessoa bem sucedida. Conquistará sucesso tanto na área financeira como nos relacionamentos.

 

Alejandro Valente
Zeno Sanches
Zeno Sanches Seguir

Experiência de 18 anos em gestão comercial, morei nas principais capitais do Brasil no mercado de luxo, estudei em Paris, França, para aprimorar meus conhecimentos comerciais. Escrevi um livro sobre Gestão de Salões de Beleza, ao retornar ao Brasil.

Continue lendo
Indicados para você