[ editar artigo]

O que é Super Clareador e como usar?

O que é Super Clareador e como usar?

Muitos... mas muitos cabeleireiros utilizam de forma errada o super clareador. Neste artigo irei esclarecer e explicar a forma correta de se usar esse produto.

 

O QUE É UM SUPER CLAREADOR?

O super clareador é um descolorante em creme que possui de 2 a 3% de hidróxido de amônio na composição, deve ser aplicado com oxidante de 40 vol juntamente com a base da altura de tom desejado. Promete clarear até 5 tons mas nem sempre entrega esse clareamento, só consegue agir em cabelos naturais. E a força do produto fica evidente quando aplicamos no cabelo da altura 6.0(loiro escuro) em diante.

O uso das super clareadoras é indicado quando o desejo é:

- Clarear com coloração

- Ao usar oxidante de 40 Volumes não alcançamos a cor clara desejada

- Para clarear cabelos naturais (pois contém hidróxido de amônio)

- Clarear e tonalizar ao mesmo tempo. Pois o clareamento é feito como a coloração.

 

  Muitos usam para retoques de raiz em um loiro global que tenha um crescimento não maior do que 30 dias. 

 

Quais nomenclaturas são representadas como super clareadores?

São colorações nas alturas à cima de 10.0(loiro claríssimo) exemplos:

  • 11.21  
  • 11.11
  • 11.1
  • 11.62
  • 11.89
  • 12.11
  • 12.21
  • 12.1
  • 12.89

Essas colorações são descolorantes em creme que devem ser aplicadas somente em cabelo naturais para clarear com coloração, e devem ser usadas SEMPRE com OXIDANTE de 40Vol.O objetivo seria clarear um tom a mais do que se usar oxidante de 40Vol com qualquer outra coloração!

 Deve ser aplicado no cabelo natural a partir de 6.0 (loiro escuro) Para um clareamento elevado.

Um exemplo do seu uso:

cabelo natural 6.0 e o desejo é um loiro pérola na altura de 9. Aplicamos  9.0 + 12,89 + ox de 40vol, fazer na proporção de 1 por 2.

 

POR QUE NÃO USAR EM CABELO NATURAL COM BASE ESCURA?

Os super clareadores só entregam resultados(de acordo com o fabricante) a partir da altura de 6.0(loiro escuro)

 Nas alturas com bases mais escuras o cabelo possui muito pigmento granuloso, e por isso o OXIDANTE perde 1 volumagem, dessa forma mesmo aplicando com 40 volumes, não irá clarear 5 tons como prometem.


Exemplo: O cabelo da cliente está no 3.0 e o desejo é um 7.0. 
Pelo fato da ox perder 1 volumagem,  mesmo usando ox de 40 vl não irá clareiar 5 tons como prometem.
Assim saindo de um 3 e clarear até o 7 somente com descoloração até revelar o fundo de clareamento 7 e tonalizar conforme o desejo da cliente.


PODE SER USADO PARA TONALIZAR MECHAS?

Não, a resposta é não use de jeito nenhum super clareador para fazer a tonalização de mechas, por vários motivos.

Primeiro que não tem pigmento suficiente para esconder o fundo de clareamento, e  a cor continuará quente. Mas por que? Nós temos cabelos naturais do 1.0 ao 10.0, portanto existe fundo de clareamento até o 10.0(loiro claríssimo) não existe fundo de clareamento 11 ou 12, por isso essas colorações super clareadoras não terão pigmento suficiente pra esconder um fundo de clareamento 9.0 ou 10.0

Segundo motivo super importante é que ele não pode ser aplicado com OXIDANTE menor do que 40Volumes.  Pois tem um alto teor de AMÔNIO (2 a 3%) e a desestabilização desse amônio somente acontece ao se misturar com 40Vol e na proporção de 1 por  2  (ex: 30 gramas de 12.89 +  60ML de oxidante 40Volumes). Ao usar com OX menor do que 40 Vol ficará resíduo de hidróxido de amônio no cabelo mantendo o fio poroso e desidratado. Isso porque quando tonalizamos mechas usamos oxidante de 10 volumes ou menor(somente como depósito de pigmento) e esse não terá força suficiente pra desestabilizar todo o amônio contido no super clareador, restando então resíduos de amônio no fio, e esse resíduo continuará agindo no fio e deixando-o ressecado e poroso(cutículas eriçadas)


Terceiro fator importante de não se usar super clareador na tonalização  ou matização é que ele irá desbotar a cor natural ao lado das mechas, pois ele é um descolorante em creme, e assim o resultado das mechas também ficarão comprometidos, afinal, terá mechas claras com um fundo natural desbotado. E a base do cabelo ficando marrom desbotado apaga as mechas claras revelando um cabelo todo marrom.


Então esses são os motivos pelos quais não se deve usar o super clareador em tonalização ou matização pois não entregará um resultado satisfatório às clientes, afinal o cabelo irá ressecar e logo ficará desbotado por não conter pigmento suficiente para esconder o fundo de clareamento, ficando este exposto novamente após poucas lavagens. Além do cabelo sempre ficar áspero e quebradiço 

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer como é a forma correta de usar o super clareador. Qualquer dúvida deixe nos comentários que irei responder com o maior prazer. 

Alejandro Valente
Fernanda Da Silva Bertelli
Fernanda Da Silva Bertelli Seguir

Sou cabeleira e colorimetrista, amo o que faço. Instagram @nandabertellihair

Ler matéria completa
Indicados para você